quinta-feira, 2 de outubro de 2014

3 coisas para ensinar às crianças desde sempre

Ter um filho é fácil. Difícil mesmo é criar. Educar e dar limites, diretrizes e ensinar a escolher seus próprios caminhos então… Tarefa nível Mac Guiver. Eles não aprendem de uma hora para a outra, é preciso persistência, insistência e paciência (os 3 “ências” da criação, rs).

IMG_8998

Elegemos então 3 valores principais que podem e devem ser ensinados às crianças desde sempre. Acredite, o seu bebê que não fala e quase não se mexe entende e capta tudo o que você ensina, absorve tudo o que acontece à sua volta, desde a barriga.

1 - Auto-estima
Desde cedo podemos ajudar na auto-estima da criança. Uma dica prática é nunca atacar sua personalidade quando faz algo errado. Por exemplo: não diga “como você é feia” se ela jogar a comida toda no chão. Em vez disso opte por “isso que você fez foi muito feio, você não deve agir assim”. Dessa forma você está mostrando para a criança que aquele comportamento dele é que foi errado, e não ela total e completamente. 

2 - Capacidade de escolha
É importante para as crianças criarem desde cedo sua autonomia, saberem que podem fazer escolhas. Isso as torna independentes, e podem se tornar adultos com maior facilidade de decisão, pois aprenderam desde cedo a ponderar. É importante, no entanto, não dar muitas escolhas para as crianças pequenas, para que nào percam a noção de limite. Ao oferecer uma fruta, por exemplo, não pergunte “qual fruta você quer hoje?”, e sim “você quer banana ou maçã?”.

3 - Carinho e respeito
Pedir desculpas e dar um beijinho é uma forma de mostrar carinho. Se a criança fez algo que te desagradou e você a colocou de castigo ou repreendeu, não deixe que o ensinamento termine aí. Dê a ela a chance de te pedir desculpas. Ensine a criança a se desculpar. Peça a ela que te de um beijo. Além disso, tenha consciência que a criança absorve e reflete tudo o que acontece ao seu redor. Ter uma família harmoniosa, que se trata com carinho, se beija, se abraça e conversa trará não só equilíbrio para as emoções da criança, como um excelente exemplo o ser seguido por ela em todas as suas relações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário