terça-feira, 30 de setembro de 2014

5 dicas para ajudar na amamentação exclusiva

Por Bruna Cardoso

É comum, quando recebo uma solicitação de atendimento, perceber que o papai, a titia ou a vovó têm na voz uma preocupação e às vezes até um certo desespero. Algumas mamães me olham com olhos de quem busca por socorro, vejo este olhar me implorando por ajuda ou às vezes até com um tom de desânimo acompanhado por uma frase do tipo: “Você é minha última alternativa, estou cansada, com dor e não sei o que meu bebê precisa ou o que faço para ele parar de chorar”.

Nesse momento, a maior parte das mães já deu fórmula para o bebê, muitas vezes mamadeira e chupeta, e na maioria das vezes são casos que consigo reverter e fazer com que a mãe volte a alimentar o bebê exclusivamente no seio.

amamentaçãoFonte: Arquivo Pessoal

Diante das inúmeras vezes que vivenciei essa situação tenho algumas dicas para dividir com você:

1- Tudo que seu bebe precisa é de você calma.

Respire fundo, mantenha a calma e confie em você. A maternidade está tatuada na genética feminina. Procure um ambiente calmo, silencioso e confortável, se o bebê estiver dormindo há mais de 4 horas sem se alimentar acorde-o tirando as roupinhas, começando pelas meias. Se ele já estiver acordado e chorando você precisará primeiro acalmá-lo, converse com ele, faça-o parar de chorar. Uma dica é enrolá-lo em uma manta e deixá-lo bem firme. Dessa forma eles sentem como se estivessem dentro do útero. Só depois, quando ele já estiver calmo, ofereça o seio.

2- Beba muita água

No mínimo 2,5 L de água por dia. Suco, leite e quaisquer outros líquidos não entram nesta conta. Água é a fonte da vida, hidrate-se e terá a matéria-prima para a produção do leite que alimentará seu bebê.

3- Alimente-se de forma saudável

A maioria das mulheres ganha mais peso do que o ideal durante a gestação. Mas essa não é a hora de se preocupar com isso. O importante nesse momento é se alimentar de forma saudável. Não pule nem substitua as principais refeições, evite alimentos muito calóricos, ricos em gorduras ou carboidratos simples como salgados, frituras, bolos, tortas. Dê sempre preferência aos alimentos integrais e naturais como: frutas, legumes e verduras.

4- Durma, aproveite os momentos em que o bebê dorme para descansar

Nos primeiros meses é difícil manter um padrão de sono, pois o bebê acorda a cada 2 ou 3 horas para mamar e a mãe fica preocupada em cair no sono e não escutá-lo chorando. Mas lembre-se que descansar é muito importante, pois para que haja uma boa produção de leite você deve estar descansada.

5- Cuidado com a vizinhoterapia

Muitas mães têm dificuldades na hora de amamentar e é constatado que todas desenvolvem suas próprias técnicas, mas nem sempre a mesma técnica funciona com todo mundo. Cada mãe irá descobrir as particularidades do seu bebê, a melhor forma de amamentá-lo. Não utilize materiais, medicamentos ou utensílios sem indicação de um profissional. Busque orientação de um profissional especializado. Se estiver com alguma dificuldade você pode conversar com o seu obstetra, com o pediatra de seu bebê ou procurar um serviço especializado de consultoria em aleitamento.

Com simples mudanças podemos fazer com que a amamentação seja prazerosa para a mamãe e para o bebê desde o início. O aleitamento materno é importante não só para a alimentação do bebê, mas também para seu desenvolvimento emocional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário