terça-feira, 29 de julho de 2014

Bebê com alergia ao calor

Quando a Manu tinha 11 meses fomos viajar para Alagoas, como eu tenho família por lá, fui apresentar minha pequena herdeira para os seus bisavôs, tios e primos. A viagem foi uma delícia, curtimos muito!

O único problema é que lá estava muito quente, fazia um calor “da peste”, diferente do que estamos acostumados por aqui. A Manu começou a ficar toda pintada pelo corpo, cheia de bolinhas pelo tronco e membros.

Eu até imaginei que pudesse ser pelo calor, mas ela já havia passado por locais mais quentes como o Rio de Janeiro em pleno verão e ficou super bem. Então fiquei preocupada, já que às vezes essas bolinhas podem ser também sinais de alguma infecção.

Tirei uma foto e mandei por e-mail para pediatra da Manu explicando onde estávamos, quais as alterações na alimentação da Manu e tudo que eu achava que podia ser válido.

IMG_5521 IMG_5522

Ela me respondeu que aquelas bolinhas eram brotoejas de calor, muito comuns e que eram uma reação normal da pele do bebê, que é muito fininha e suas glândulas de suor ainda não trabalham direito, ficando entupidas por causa da gordura da pele e por isso a irritação.

O cuidado foi bem simples, bastante água para hidratar, deixar ela com o mínimo de roupa possível (de fraldinha) e banhos fresquinhos. Com o passar dos dias a irritação foi melhorando e logo ela estava boa.

IMPORTANTE: Diagnóstico a distância ajuda a lidar com essas situações imprevisíveis, mas como o médico não está vendo, devemos ficar atentos para qualquer alteração do quadro do bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário