segunda-feira, 26 de maio de 2014

Amamentação: Como saber quanto leite eu tenho?

A Manu desidratou nos seus primeiros dias de vida por que o meu leite demorou para descer. Essa dúvida me deixava maluca, quanto leite eu tinha? Como eu faço para saber se desceu mesmo?

Bom, preciso ser sincera, nunca consegui amamentar a Manu só no peito, sempre fiz amamentação compartilhada (leite materno+artificial). Meu leite nunca desceu completamente, mas eu lutei muito para conseguir, por isso li bastante sobre o assunto e perguntei para inúmeras pediatras.

Para saber quanto leite eu estava produzindo elas me explicaram o seguinte, eu precisava tirar todo o leite de uma mama, anotar quanto leite foi extraído e reservar, dando de mamar com a outra mama. Se o bebê não ficasse satisfeito com a quantidade de uma mama, era só dar o leite que reservei em um copinho como aqueles de café. Eu achei estranho, mas deu certo rs. O objetivo é não apresentar a mamadeira para o pequenino antes da hora.

O próximo passo é na mamada seguinte fazer o inverso, tirar o leite da outra mama que você ainda não usou o extrator e dar de mamar com a outra. Assim, somando as duas extrações você saberá quanto leite está produzindo.

Bom, eu nem sabia como tirar leite né, então me explicaram que há três formas principais:

* Bomba Manual

Eu usei essa da Avent:



Fonte: Site - https://www.semprebaby.com.br/bomba-de-tirar-leite-manual-avent.html#

Essa bomba é mais barata que a elétrica e é bem fácil de higienizar. O ponto negativo para mim é que dava muito trabalho ficar apertando, eu me cansava muiiiito.

Se eu puder dar um conselho, fujam dessa aqui, dói muito na minha opinião:



Fonte: http://www.amarsempre.com.br/produtos-index/categorias/388728/bomba_tira_leite_manual.html

* Bomba extratora de leite elétrica

Eu não comprei, mas se você é do tipo que tem muito leite ela pode ser um santo remédio, ajuda a evitar o empedramento, as febres e até na fácil extração para armazenamento, assim, mesmo longe, seu bebê pode mamar leite materno.

Eu usei quando fui a um banco de leite e lá me explicaram que isso me ajudaria a contabilizar de forma mais prática a minha produção. A máquina era tipo essa:



Fonte: http://dicalinks.com/como-usar-uma-bomba-de-leite-do-tipo-bulbo/

Caso você não queira comprar você pode alugar por um determinado período. Entre em contato com algum banco de leite da sua cidade que eles indicaram como fazer.

* Ordenha manual

Esse tipo de ordenha não é difícil, mas para mim era chata e demorava bastante. Você precisa de um recipiente como uma mamadeira ou pote com medida para depositar o leite durante a coleta, depois é só fazer a pega igual a da amamentação, porém, ao invés de colocar na boca da criança, a gente aperta como seu fosse espremer um pouco:



Fonte: http://karolinejeremias.blogspot.com.br/2013/03/como-fazer-ordenha-manual-retirada-do.html
http://comoamamentar.com/como-tirar-o-leite-materno/


IMPORTANTE: Independente do tipo de ordenha escolhido, as mamas não podem ter leite empedrado. As enfermeiras me explicaram para fazer uma massagem circular, com as pontas dos dedos ao redor da auréola até que não houvesse mais nenhum calombinho:



Fonte: http://anadoulaenutri.blogspot.com.br/2012/09/como-aumentar-producao-de-leite-materno.html

MAMÃES NÃO SE PREOCUPEM QUE NÃO DÓI(TIRANDO AQUELA QUE PARECE UMA BUZINA RS), PODE SER MEIO CHATO OU INCOMODO, MAS É MUITO IMPORTANTE CONSEGUIR SE DESFAZER DESSA NEURA "SERÁ QUE TENHO LEITE SUFICIENTE?".





Nenhum comentário:

Postar um comentário