quinta-feira, 18 de setembro de 2014

A Segunda Gravidez, como será?

Andressa (80)

Cada gestação é uma fase única, o fato de você ter ou não ter sentido determinados sintomas na primeira, não quer dizer que sua segunda gravidez será igual. Porém, ficamos mais íntimas do nosso corpo e dos sintomas, e conseguimos reconhecer alguns sinais ou passar por algumas fases mais facilmente.

  • Você perceberá a gravidez mais cedo. Os sintomas até podem ser diferentes, mas você se conhece melhor e perceberá que algo está alterado em seu organismo. Você poderá sentir mais ou menos enjoos pela manhã, poderá se sentir mais cansada (sua jornada ainda inclui cuidar de um bebê ou criança, e de tão ocupada pode não tem tempo para sentir que está cansada, a micção frequente poderá surgir mais cedo.
  • Sintomas mais intensos na segunda gestação: aversão ou desejo de alguns alimentos, sensibilidade da pele, crescimento dos seios.
  • Provavelmente você aparentará estar grávida mais cedo, isso por conta do afrouxamento dos músculos do abdome e do útero. O peso e o tamanho do feto do segundo filho em diante costuma ser maior. As dores nas costas e articulações também podem ser maiores.
  • Você poderá sentir o bebê mexer mais cedo, também graças aos músculos mais frouxos. Você poderá sentir os chutes já entre 16 e 18 semanas de gestação.
  • Sua euforia será menor, não se preocupe. O primeiro filho é aquela surpresa, o desconhecido, queremos contar para todo mundo. O segundo já não é tanta novidade, você está feliz, só não tão surpresa.
  • As mães que farão o parto normal terão muito mais facilidade, justamente pelos tais músculos já frouxos combinados à experiência do seu corpo, que poderão auxiliar a chegada mais rápida do bebê, acelerando cada fase do trabalho de parto (desde que não haja complicações).
  • Você poderá sentir muito mais medo e isso é muito normal. Como darei conta de dois? E minhas finanças? Estou mais velha, será que ele terá algum problema? Meu filho terá ciúmes? E mais um milhão de dúvidas. Mas lembre-se: se tantas mulheres já passaram por isso, você também pode!

Cada gestação é um momento incrível de conhecer e passar nossas emoções e amor para nosso futuro bebê, por isso, não deixe que a ansiedade dessa fase atrapalhe a magia que uma nova criança trás para nossas vidas. Tudo dará certo, pode acreditar. ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário