sexta-feira, 25 de julho de 2014

A Primeira saída sem o bebê

Quando a gente vira mãe parece que nunca mais vamos conseguir sair de casa e deixar para trás aquele pequenininho ser que depende tanto de nós.

A verdade é que ele não precisa tanto assim, a avó ou o cuidador escolhido pode muito bem dar conta do recado, mas quem disse que a gente acredita nisso?

Arranjamos todas as desculpas, é por causa da amamentação, por que ele chora quando você não está perto, por que ele está com cólica e por ai vai.

Lembro sempre de um episódio do seriado Friends, onde a Rachel e o Ross precisavam sair para ir comemorar o aniversário da Phoebe e iam deixar a Emma com a avó. Mas a Rachel está tão insegura que acaba levando para o restaurante a bebê e avó rs. Clique aqui e assista um pedacinho do espisódio.

Quem nunca se sentiu assim? Acho que a maioria das mães sentiu esse medo e essa insegurança, mesmo tendo topado sair, ficou ligando para o cuidador mil vezes tentando saber se estava tudo bem.

Comigo foi assim, um pouco antes da Manu completar três meses eu decidi que precisava tirar um tempinho para mim e para o meu marido. Eu percebi que faziam três meses que eu era mãe quase em tempo integral e a esposa e mulher estavam meio de lado.

Foi meio tenso no começo, eu confesso que os primeiros minutos da saída eu estava um pouco arrependida e queria ir embora rs. Mas começamos a conversar, dar risada, falar sobre as mudanças que estávamos enfrentando e de repente, já havia passado umas duas horas e eu havia relaxado.

IMG_2445 Fonte: acervo pessoal.

A saída foi curta, por causa das mamadas da Manu, mas foi suficiente para abrir o precedente para outras saídas, sem culpa e com muito mais tranquilidade.

Não existe uma fórmula para equilibrar a vida de mãe, mulher e esposa. Você pode procurar pela internet, tem um monte de artigos e explicações que falam da importância de ter um tempo para você mesmo e para o marido, principalmente para saúde do casamento. Mas a receita certa cada uma de nós terá que encontrar.

Na minha vida, eu precisava eliminar a culpa e diminuir o espaço que o cansaço ocupa, por que é ele que faz com que eu tenha vontade de usar qualquer tempo livre para dormir ou descansar. Ainda não venci essa batalha, não consigo estar sempre linda e disponível para o marido, pronta para sair com os amigos ou disposta para tudo. Mas tenho tentado dar o meu melhor, sem culpa de não conseguir de vez em quando.

Meu desafio agora é conseguir viajar sem a Manu por pelo menos um final de semana. Eu quero fazer tudo com ela, mas sei que também preciso de um tempo para fazer um programinha de adultos. Quando eu conseguir eu conto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário