terça-feira, 3 de junho de 2014

Cuidados com os dentes dos bebês - 1ª Consulta ao Dentista

Como eu contei no post sobre a consulta de 1 ano, a pediatra sugeriu que era hora de visitarmos um dentista. A Manu já escovava os dentes desde os seus 7 meses, quando surgiram os primeiros dentinhos, porém agora era hora de ver como as coisas estavam indo.

E lá fomos nós para primeira consulta da Manu.


Fonte: Acervo Pessoal

Foi muito legal! Além de a dentista ser ótima, ela me explicou muitas coisas interessantes:


• Alimentação:
- Ela reforçou que eu desse o alimento em pedaços maiores, disse que a Manu já sabe jogar a comida de um lado para o outro;
- Também não precisa dar os alimentos tão cozidos, já pode dar até alguns crus em pedacinhos pequenos para estimular a mastigação;
- Vamos evitar o que for possível de doces até os dois anos. Isso ajuda a manter o paladar mais neutro, ajudando na aceitação dos alimentos salgados e frutas;
- Ela pediu para evitar o refrigerante e os sucos de caixinhas, ambos são tão cheios de açúcar e sódio quanto. Não é que nunca devemos dar, mas quando você evita no começo, diminui a necessidade da criança e ela conseguirá tomar em menor quantidade;
- Usar o copinho para água, suco e chá. O ideal é começar aos quatro meses com os copinhos de transição.

• Medicação: ela disse que é bom questionar o pediatra se podemos evitar aquele medicamento, se há outra forma de tratar. A maioria dos remédios infantis tem muito açúcar, inclusive os homeopáticos.

• Chupeta: esse tema é polêmico, mas ela disse que se a criança foi induzida pelos pais ao uso, que se tente controlar o uso para momentos específicos, como a hora de dormir, o uso contínuo mesmo das ortodônticas pode não ser tão bom.

• Escova: Escova macia específica para bebês (não é aquele dedal) é escovinha mesmo, além de creme dental sem flúor (ela disse que o que mais gosta é da marca homeopática Weleda, por que tem calêndula e ajuda a acalmar a dor e coceira do nascimento dos dentes).

• Escovação: Bom, ela explicou o básico, é o vai e vem nos dentes de baixo, bolinha na face frontal dos dentes de cima e de baixo e vassorinha na parte de trás. Além do trenzinho no comprimento dos dentes. Ela sugeriu uma frequência de três vezes ao dia.

• O leite da noite: Muitas mamães acostumam seus filhos com o leitinho do sono, aquele que a criança já mama quase dormindo e terminam a mamadeira já desmaiadas. Aqui é hora de mudar o hábito, o leite tem componentes que podem levar a cárie, por isso, tem que escovar.

• Pontos de atenção: Ela disse que é muito importante prestar atenção nos dentes, a demora excessiva no crescimento, por exemplo, pode representar algum probleminha que precisa de acompanhamento. A Manu tem uma pele que vai da parte superior interna do lábio de cima até quase a gengiva. Ela me explicou que antigamente os médicos já cortavam assim que identificavam, mas hoje, para evitar o sofrimento de um bebê tão pequeno, eles aguardam para ver se com o crescimento essa pele reduz. Caso não reduza, quando a criança for maior eles fazem o corte, coisa simples. A pele não atrapalha em nada, só dificulta um pouco a escovação por que a escova só alcança os dentinhos se a gente levanta o lábio superior.

Olha como foi a consulta da Manu, clique aqui e assista ao vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário