terça-feira, 3 de junho de 2014
Saúde Bucal da gestante! Mitos e verdades
Fonte: http://www.maejovem.com.br/odontologia-para-gestantes/
A Priscila Passos, uma colega dentista deu uma excelente dica de tema “a saúde bucal da gestante”. Ela trabalha em uma UBS e da palestra para gestantes, falou sobre a importância da saúde da boca da grávida para uma gestação tranquila.
Bom, quando a gente descobre que está gravida corre para o ginecologista né? Fazemos um monte de exames e nos consultamos regularmente para acompanhar o desenvolvimento do nosso bebê.
O que ocorre é que muitas vezes o nosso cuidado acaba por ai, nos esquecemos dos cuidados com os dentes, que entre outros males pode até acarretar em um parto prematuro e quadros de pressão alta.
Eu lembro que o meu GO explicou que a quantidade de sangue no corpo da gestante aumenta muito, além das alterações hormonais, nutricionais e metabólicas, típicas da gestação deixam a mulher com maior predisposição às doenças gengivais.
Lembrando que a alimentação também interfere na saúde dos dentes né? Quando a gente esta grávida comemos “gordíces”, nos alimentamos em maior quantidade e frequência, e nem sempre conseguimos manter a frequência de escovações ideal.
Extrai esse trecho de uma reportagem do site R7, onde uma dentista fala dos perigos: ...Rosana acrescenta que “há fortes evidências de que mães com doença periodontal têm mais chance de ter filhos prematuros (abaixo de 37 semanas de gestação), com baixo peso (menos de 2,5 kg) e ainda desenvolver quadros de pré-eclâmpsia”.
Os médicos entrevistados sugerem que para saber se você tem algum problema, preste atenção em sintomas como gengiva vermelha, sangramento e, às vezes, inchaço. Outro sinal da doença é o recuo ou retração da gengiva, conferindo aos dentes uma aparência alongada.
Segundo essa matéria, para cuidar é ir preciso ir ao dentista, escovar e passar o fio dental. Se você enjoa ou vomita, como muitas mulheres com a escovação na gravidez, não exclua a escovação da sua rotina. Uma amiga me disse que foi testando vários cremes dentais diferentes até que achou um que diminuía a ânsia dela.
Se você vomitar durante a escovação, os dentistas entrevistados sugerem que você faça um bochecho com água, espere 10 minutinhos e tente novamente a escovação.
Veja mitos e verdades sobre a saúde bucal durante a gravidez:
• Deve-se evitar o uso de antisséptico bucal.
Verdade. Os antissépticos são produtos químicos que devem sempre ser utilizados sobre a supervisão de um cirurgião-dentista ou do médico responsável. Durante o chamado período pré-natal, a gestante deve evitar a utilização dos antissépticos, a não ser em casos específicos. Muitos antissépticos possuem álcool em sua formulação e isto pode provocar o ressecamento da mucosa oral.
• As gestantes sempre têm problemas periodontais durante a gravidez.
Mito. Da mesma forma que a gravidez não causa cáries também não causa problemas periodontais ou inflamação gengival. O tecido de suporte dos dentes é composto pela gengiva, osso e ligamento periodontal. Porém, devido a alterações hormonais, ocorre uma maior vascularização gengival durante a gestação. A gengiva fica mais susceptível, no entanto o que causa a inflamação (gengivite ou periodontite) é a placa bacteriana, e não a gravidez.
• A gestante pode realizar tratamento oral.
Verdade. Porém, o ideal (desde que não exista nenhuma urgência) é que o atendimento ocorra no segundo trimestre da gravidez. Nesta fase a gestante encontra-se em um período de maior estabilidade gestacional, o período de embriogênese, onde ocorre a maior diferenciação, a multiplicação celular já passou (primeiro trimestre) e a data do parto ainda está distante.
• Higienizar a língua durante a gestação pode causar enjoo.
Mito. Para manter o hálito puro e saudável, a língua deve ser higienizada, pois é nesta região que as bactérias ficam alojadas. A higienização deve ser feita diariamente, preferencialmente, todas as manhãs com um higienizador e não com escovas, para evitar enjoo.
Fonte: Primeira Edição
http://cfo.org.br/imprensa/saiu-na-imprensa/falta-de-higiene-bucal-pode-causar-parto-prematuro/
Fonte: eBand – 26/04/2011
http://cfo.org.br/imprensa/saiu-na-imprensa/conheca-os-mitos-e-as-verdades-sobre-a-saude-oral-das-gestantes/
comentário(s) pelo facebook:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário