domingo, 25 de maio de 2014

Dicas sobre alimentação do bebê

Gente, algumas coisas que aprendi com dica de outras mães, que li em blogs ou livros e com a pediatra:

· É o bebê que controla a comida. Por mais que a gente queira fazer o pequeninho comer é ele que sabe o que quer e se quer, a nós, só cabe transformar a experiência em algo tranquilo e não em um momento de tensão;

· Quando a gente tenta forçar a criança e comer um novo alimento ou força-la a comer "só mais uma colherada" ela perceberá a nossa ansiedade e é bem capaz de perceber que este é um modo de conquistar o controle;

· As nossas preferências alimentares interferem no que a gente oferece para os nossos bebês. Minha cunhada deu tomate para a Manu quando ela tinha 11 meses e naquele dia eu percebi que por não comer tomate eu nunca havia oferecido para Manu;

· Muitos autores afirmam que pais ansiosos podem transformas seus filhos em pessoas que não comem. As crianças captam a nossa ansiedade em relação a comida e costumam ter reações como ficae com comida na boca sem mastigar, cospem a comida, engasgam ou vomitam;

· A pediatra da Manu sempre me fala quando fico tensa: tem criança que é boa de garfo, outras gostam de petiscar e tem criança que não gosta de comer, mas isso não quer dizer que ela não tem saúde, às vezes, o pouco que elas comem consegue ser nutritivo. Eu fui dessas crianças que não gostava de comer, minha mãe passou maus bocados e eu tenho medo da Manu ser igual, por isso transfiro minha experiência pessoal para ela. Estou tentando me controlar;

· Quando a Manu esta doente ou quando os dentinhos estão rasgando a gengiva, ela prefere alimentos mais docinhos na hora das refeições como papinha de fruta ou purê de beterraba e batata doce;

· Eu odeio sujeira, mas aprendi que é muito importante deixar a criança aprender a comer sozinha, isso ajuda inclusive a melhorar a parte motora do bebê;

· Comer junto com a família pode motivar o seu bebê! Quando o neném percebe que a família toda esta na mesa comendo junto com ele (ou quem está em casa), a refeição fica mais animada e menos tensa para todos. Você pode comer nem que seja só um lanche, dessa forma ele entende que esse é o momento de comer. Além disso, criança adora imitar adulto!

· Na experiência inicial de comer sozinho é legal não colocar um prato cheio para o bebê, coloque pedacinhos de alimentos e quando ele for evoluindo você vai aumentando a quantidade de alimentos;

· Alguns autores defendem que não brinquemos com a comida e não associemos a comida com brincadeiras, eles dizem que ao brincar de avião com a colher ou algo do gênero, um dia a criança pode se sentir no direito de fazer a comida voar já que aquela colher é um avião. O senso dela do real e brincadeira ainda é meio confuso;

· Eu ainda faço errado...mas se puderem não façam! Eu uso desenhos para distrair a Manu e faze-la comer. Ela não gosta de ficar parada e esse é um dos poucos jeitos que consegui, estou tentando mudar isso.



Fonte: acervo pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário