Vacinar o seu filho, desde o nascimento, é a melhor maneira de protegê-lo contra doenças. Sabemos que existem inúmeras frentes contra as vacinas, principalmente as que defendem que os pequenos indivíduos desenvolvam por si só condições para combater os vírus. Entretanto, as mamães aqui do Papo Maternidade acreditam que vacinar é sim uma forma de amor. Afinal, muitas doenças já foram contidas, e até mesmo erradicadas, como é o caso da varíola, graças às vacinas.
Sim, nós sabemos que há uma conta gigante por trás disso, que muito faturam muito devido às vacinas, que empresas farmacêuticas fazem lobby para que mais vacinas sejam dadas, e dessa forma podemos ficar descrentes sobre sua real necessidade. Entretanto, entendemos que o órgão maior da saúde de nosso país, o Ministério da Saúde, é e deve sempre ser responsável por oferecer à população informação e verdade sobre isso. Portanto, seguimos sim as recomendações do Ministério, com base no Programa Nacional de Imunizações, e da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Dito isso, vocês sabem exatamente quando e contra o quê devem vacinar os pequenos? A primeira vacina, chamada BCG, é dada ainda na maternidade, e protege o bebê contra as formas mais graves de tuberculose. Ainda na maternidade o bebê recebe também a primeira dose da vacina contra Hepatite B. Depois disso o bebê só volta a ser vacinado aos 2 meses, com a tão temida pentavalente, que muitas vezes dá reação, causando até 24 horas de febre nos pequenos.
Para ajudá-los preparamos uma tabela com as datas de todas as vacinas recomendadas, que você pode imprimir e colar na porta do guarda-roupa do pequeno, ou então colocar na primeira página daquela pasta que você fez com todos os seus documentos. Que tal?
Para fazer o download do seu arquivo em PDF basta clicar na imagem acima. O download deve começar automaticamente. Se não começar, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário