quarta-feira, 16 de julho de 2014

O Choro no Trocador

Seu bebê toma banho tranquilamente, mas se acaba de chorar no trocador? Cada troca de fralda parece o fim do mundo para o pequenino? Bem-vinda ao time rs! Hoje a Manu não faz mais isso, mas até uns três meses de vida era sempre um chororô.

Eu ficava desesperada, não sabia se acelerava o passo na troca da roupa ou se ia mais devagar, se chorava junto ou se cantava, foi uma fase meio complicada, mas foi só isso, uma fase. Fui ler um pouco a respeito e descobri que era muito comum, é muito novidade para o bebê assimilar e aquele momento, da troca da fralda, o fazia sentir muito desprotegido.

Aprendi e desenvolvi algumas técnicas que ajudaram a amenizar o desconforto que a Manu sentia:

  • É legal sempre explicar para o bebê o que você está fazendo, cada etapa, em voz alta mesmo, assim ele se acalma com a sua voz e isso também estimula o seu aprendizado futuro.
  • Quando ela estava muito nervosa eu não perdia tempo, com cuidado para não machucar eu trocava bem rápido a sua roupa
  • Comei a cantar algumas canções que ouvia durante a gravidez, em algumas vezes funcionava e ela parava de chorar, outras vezes não.
  • O que mais funcionou foi quando coloquei um brinquedinho bem na altura dos seus olhinhos no trocador, ela se distraia bastante e conforme foi crescendo ficava tentando bater a mãozinha nele.

IMG_0693

                                              Fonte: Acervo Pessoal

Cada bebê é um indivíduo único, pode ser que o seu não se estresse com o trocador ou que se estresse, mas nenhuma dessas dicas funcione. O principal é ter calma e esperar que essa fase irá passar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário