Pessoal o post de hoje é super especial! Foi escrito por uma especialista e leitora do blog. Eu fiz massagens semanais na gravidez e posso dizer que foram um santo remédio para mim. Eu inchava muito e por isso tive muitos problemas de articulação, meu médico me disse para fazer drenagem linfática, pois ajudaria a amenizar esses problemas e foi dito e feito, me ajudou muito.
Bem vinda Natália Frazzato, esperamos ter você por aqui mais vezes!
Fonte: Acervo pessoal Natália Frazzato.
Olá! Meu nome é Natália Frazzato e esta é a minha primeira participação aqui no Papo Maternidade! Sou formada em Educação Física e Massoterapia (o que é isso? Massagem!). Atuo na área da massagem há nove anos e ministro aulas sobre o tema, uma das minhas áreas de atuação é com gestantes, então a Andressa me pediu para falar um pouco sobre o assunto.
Quantas gestantes você conhece que já receberam massagem? Com certeza são poucas. Mas essa terapia durante a gestação beneficia muito a mãe e o bebê. É um momento de relaxamento e ajuda na melhora da circulação.
A técnica durante a gestação não é vigorosa, é mais parecida com um carinho, movimentos suaves e lentos, principalmente para ativar o sistema linfático (é um sistema que auxilia o sistema circulatório, na remoção do excesso de líquido que saí do sangue – o que gera o inchaço - edema).
Durante a gestação, a mulher passa por vários desconfortos, com relação a posição em que fica, edema, começam a aparecer estrias e varizes, sensação de cansaço, dificuldade para dormir, dores na lombar e na pelve, e a ansiedade.
A massagem trará benefícios como:
- melhora do retorno venoso
- estimula o sistema linfático
- previne estrias
- previne vasinhos (varizes)
- alívio na sensação das pernas pesadas (excesso de líquidos)
- alívio das dores na lombar e pelve
- relaxamento
- diminuição da ansiedade
Só lembrando, a gestante que tem tendência a ter edema, varizes, estrias, irá ter, as massagens atuam para trazer o conforto e minimizar estes males.
Não podemos esquecer também que há contraindicações:
- não é indicado nos primeiros três meses
- mesmo passados os três meses, se o enjoo permanece é contraindicado;
- insuficiência renal
- trombose venosa profunda
- infecções no geral
- gripe (febre, dor no corpo)
Quais massagens podem ser realizadas:
- drenagem linfática manual
- massagem relaxante
- ayurvédica
- reflexologia
- shiatsu
- massagem na água
- automassagem
Importante é que seja um profissional bem qualificado e com experiência de atuação com grávidas, pois há pontos contraindicados para gestante, assim como alguns tipos de cremes e óleos.
Depois destas dicas, uma boa massagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário