segunda-feira, 16 de junho de 2014

Grávida: Se prepare para ouvir um monte de abobrinhas!

Eu descobri durante a gravidez que a barriga atrai muita gente cheia de histórias bizarras para contar. É inacreditável como parece que as pessoas perdem o senso do que deve ou não deve ser dito a uma moça que está ali, indefesa, esperando o seu bebê.




Eu recitei muitas vezes o mantra “é melhor ouvir do que ser surda”. Isso não espantava os doidos mas me ajudava a tentar não dar na cara deles rs


• Testemunhos sobre partos

Sempre aparecia uma amiga ou conhecida para contra o quanto foi difícil o seu parto. Contando que a anestesia não pegou, que a agulha era imensa, que no parto normal os pontos doeram e por ai vai...

Uma vez, uma amiga de um casal de amigos, em uma festa, começou a me contar todo o drama do parto dela. Contou em detalhes da agulha ao corte que fizeram na “periquita” dela para facilitar o parto normal, mas sempre dizendo que parir é horrível. O marido dela pediu para ela ficar quieta que eu podia me assustar e ela disse “não, ela tem que saber, por que eu sempre gostei de saber das coisas”.

A verdade é que tem muita gente que fala por que acha que está ajudando, mas cada pessoa é de um jeito. Eu, por exemplo, odeio sofrer por antecipação, então, não me conte a parte ruim, não me ajuda saber dessas coisas antes da hora.

• As amigas competitivas

Essas são clássica em qualquer círculo social, com elas tudo sempre foi pior. Você fala que sente enjoo e ela diz que sentia muito mais, você diz que estava cansada e ela que não conseguia andar, que as pernas caíram ou qualquer outro exagero.

• Dorme agora por que depois...

“Aproveita para dormir agora, por que você não vai dormir mais!” Quem disse? Quem disse que seu filho vai ficar acordado a noite inteira? Por que você tem que sofrer por antecipação? Cada bebê é de um jeito.

• Seu peso

Com quantos quilos você está? Você era tão magrinha! Suas pernas estão muito grossas! Seus seios estão imensos! Gente que coisa chata de se ouvir, eu sempre fui magra e ganhei 16kg na gravidez. É claro que meu corpo ficou diferente.

• A prima do meu cunhado...

Eu não sei como tanta gente resolveu me contar histórias de aborto, de nascimentos difíceis, de tragédias no geral, não é possível que a pessoa não se toque que você não quer ouvir essas coisas.

• Você tem certeza que esse é o tipo de parto que você quer?

O que não falta é gente defendendo o tipo de parto que fez e criticando o que você escolheu, mostrando mil defeitos da sua escolha.

O parto ideal é o que você escolher, ninguém sabe o que é melhor além de você mesma.

• Inchada, dolorida, acabada...

Você conta que está grávida e já começa a ouvir tudo o que a pessoa passou durante a gestação dela: eu inchei, enjoei, vomitei, perdi quilo, tive problemas de articulação, diabetes, pressão alta...

No começou eu ficava apavorada depois eu comecei a criar fugas mentais que resolviam bem rs.

• Nossa! Você está imensa!

No começo a gente fica louca para parecer que está grávida, eu fiquei bem barriguda e ouvi “parece que você engoliu uma melancia”, “sua barriga da até medo”, “já está para nascer né?”.

Gente ninguém quer ouvir isso!

• Você deveria comer isso?

Eu nem sei o que responder para quem fica prestando atenção no que a gente come viu, coisa chata!

E se você pensa que a gente ouve isso por que estava comendo tijolo com detergente, não, normalmente é alguma gordice ou algo que o ser iluminado na sua frente julga errado.

• Como você ficou grávida? Foi planejado?

Sério que a pessoa quer detalhes? Não é possível! Mas eu ouvi várias vezes essa pergunta. Eu sempre ficava constrangida, tentando explicar que tinha parado de tomar remédio e que acabou rolando... aff...

Amiga gestante, respira fundo e se prepara por que depois que o bebê nascer a história continua viu, só que ao invés de falarem de você, vão falar do seu filho e da sua forma de criação...

2 comentários:

  1. Ahhhh mas amiga tá liberada pra perguntar como foi q vc ficou grávida né?! hauhauhau Mas falando sério, de tudo isso acho que uma pessoa falando sobre seu seu peso, seu corpo, sua barriga é o pior... Histórias você ainda releva, mas mexer com a auto estima de uma pessoa é coisa de gente invejosa e sem noção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh sim Mary! Amiga pode perguntar né rs, mas imagina seu chefe ou uma pessoa que vc não conhece direito? Que coisa constrangedora viu... Nossa, pior que ainda tem aquelas que perguntam se você está grávida. Qualquer pessoa com uma barriguinha está grávida. Coisa mais chata :oP rs

      Excluir