segunda-feira, 16 de junho de 2014

Dicas e truques para engravidar

Você pensou e planejou com muita calma ficar grávida. Assim que a maternidade te chamou e você decidiu que era o momento certo, pronto, toda aquela tranquilidade foi pelo ralo. Bem-vinda ao time rs! Isso acontece com quase toda mulher, a gente se torna o ser mais ansioso do mundo e quer conseguir ficar grávida já nas primeiras tentativas.

Uma amiga “tentante” (apelido das mulheres que estão tentando engravidar) me disse uma vez que o que mais a pressionava era que todo mundo que ela conhecia tinha conseguido de primeira. Ela estava quase há um ano tentando e ainda não havia conseguido.
Algumas dicas que aprendi com médicos, amigas e alguns sites:

1. Não conte para ninguém que você está tentando!


Fonte: http://valmais5.wordpress.com/2012/08/01/em-boca-fechada-nao-entra-mosquito/

Cada pessoa tem um estilo, mas seu eu pudesse dar um conselho, eu diria para você não contar para ninguém. Quer dizer, conta para o seu parceiro né rs, mas segue a máxima de que “boca fechada não entra mosca”. Se você tiver alguma amiga que passou por algo parecido vale falar com ela, pois haverá uma troca de experiências, mas só, não fale nem com os seus pais. Muita gente sabendo gera mais expectativa e perguntas como “ainda não conseguiu?”.

2. Conheça o seu corpo


Fonte: http://www.canalgravidez.com.br/tabelinha-para-engravidar/

Se você é do tipo de pessoa que é bem controlada, ótimo, mas se você é como eu e nunca sabe qual a data da sua última menstruação, é hora de começar a anotar essa informação. Você precisa desse dado para saber o ponto mais importante, quando você está ovulando, ou seja, qual o seu período fértil.

Se seu ciclo é regular, uma Calculadora da ovulação é bem eficiente para te ajudar a descobrir o seu período fértil. Clique aqui e faça o cálculo.

Caso o seu ciclo menstrual seja desregulado esse cálculo é meio furado, por isso, clique aqui e leia um artigo do site Baby Center com outras dicas para auxiliar nessa medida.

3. Cuide da sua saúde


Fonte: http://bilycortez.blogspot.com.br/2014/04/endomitriose.html

Algumas doenças ou desequilíbrios do corpo podem prejudicar as suas tentativas.

Converse com seu ginecologista e diga que está pensando em ficar grávida (para ele também pode contar rs). Ele passará alguns exames e já indicará que você tome o ácido fólico, uma vitamina maravilhosa, que ajuda a diminuir os riscos de má formação genética dos bebês.

Parar de fumar ajuda tanto a mulher quanto o homem. No caso da mulher, o cigarro pode afetar o amadurecimento dos folículos, que se tornaram os óvulos mais tarde, e nos homens, os espermatozoides do fumante podem ter um potencial menor de fertilização.

Evite o álcool e outras drogas, naturais ou sintéticas, eles podem reduzir em até 40% a chance de uma gravidez por que interferem tanto no ovário quanto nos testículos, além de prejudicar a sua saúde.

Alguns estudos indicam que tomar café pode diminuir as chances de engravidar, na dúvida é melhor considerar a hipótese de excluir a cafeína do seu dia a dia.

Para que os homens possam produzir espermatozoides mais fortes uma dica dos médicos é comer alimentos ricos em zinco, ácido fólico, cálcio e vitaminas C e D .

Os homens devem evitar banhos muito quentes e sauna, o calor em excesso elimina espermatozoides. É importante evitar ficar com o notebook no colo, pois aumenta a temperatura dos testículos. Outro item que deve ser considerado é andar muito de bicicleta, esporte que também prejudica a produção de espermatozoides.


4. Faça sexo


Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Crescer/0,19125,EFC803587-2215,00.html

Bom, agora que você já sabe que está bem com o seu corpo e conhece melhor o seu dia fértil é hora de começar a brincadeira rs.

Muitos casais acabam só fazendo amor nos dias da tabelinha, mas isso acaba tornando as coisas um pouco mecânicas. É legal se organizar para estar juntos e tentar “fazer bebê” no período certo, mas não deixe de curtir a vida a dois né?

Os médicos sugerem que você comece a fazer sexo 3 dias antes do seu período fértil e 3 dias depois, como se fosse uma curva de erro, igual a gente costuma ver nas pesquisas.

Os espermatozoides sobrevivem no seu corpo cerca de 3 a 4 dias depois do coito, por isso se você só produzir um óvulo no dia seguinte, ainda há chance de engravidar. Em contrapartida o óvulo só sobrevive em torno de 12 horas.
Caso você tenha tentado fazer o cálculo e ainda não tenha conseguido descobrir exatamente o seu dia de ovulação, uma boa dica é fazer sexo dia sim, dia não. Dessa forma, você terá diariamente espermatozoides em seu aparelho reprodutor esperando o óvulo aparecer.

Fazer sexo todos os dias não é uma boa pedida, pois diminui a quantidade de espermatozoide por ejaculação. Entretanto, longos períodos sem transar podem acumular espermatozoides mortos no sémen, o homem precisará ejacular pelo menos uma vez, antes de estar apto para conceber um bebê. O melhor é encontrar um equilíbrio.

5. Fique deitada depois do sexo


Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Crescer/0,19125,EFC803587-2215,00.html

Pesquisadores holandeses descobriram que as mulheres que faziam inseminação artificial e permaneciam deitadas de barriga para cima durante 15 minutos tinham mais chances de engravidar.

Não da para dizer que o mesmo se aplique para concepção clássica, mas de qualquer jeito vale tentar né?

6. Não pressione o seu útero


Fonte: http://terestilo.wordpress.com/2010/07/17/chega-de-reclamar/

A pressão psicológica da nossa mente em nosso corpo é dos maiores impedimentos para engravidar.

Conheci uma psicóloga da UNIFESP que estava atuando em uma pesquisa de doutorado onde um grupo de 60 mulheres “tentantes” seriam tratadas em dois grupos, um com medicação e outro com terapia. A pesquisa duraria alguns anos ainda com outros grupos, mas nesse primeiro ela já estava com 30% mais sucesso nas mulheres que faziam apenas terapia.

Todo mundo conhece algum caso de um casal que tentava engravidar e quando desistiu de ficar pensando nisso, adotou uma criança ou fez qualquer outra coisa, conseguiu conceber um bebê.

A ansiedade é muito normal, mas é preciso aprender a controlar esse sentimento, pois o nosso organismo não funciona corretamente quando estamos nervosas. Quantas vezes seu ciclo não ficou maluco em um momento de estresse?

Por isso aproveite essa fase para se divertir com muito chamego e carinho, sem se preocupar se vai ficar grávida ou não, pense nas coisas boas que essa fase de intimidade vai trazer para o seu relacionamento e aproveite!

7. Quando procurar ajuda médica



Cada caso é um caso, mas normalmente 6 em cada 10 casais tentantes conseguem engravidar nos três primeiros meses. A decisão de procurar um médico deve considerar principalmente a idade do casal, pois a fertilidade diminui com o tempo.
Se você tem mais de 40 anos deve procurar um especialista imediatamente, entre 35 e 39, vale esperar pelo menos seis meses de tentativas para procurar o médico. Se você tem menos de 35 anos é possível esperar até um ano.

Todos esses prazos se alteram se vocês tiverem algum histórico médico, alguma doença crônica, problemas com peso ou qualquer dúvida. Se vocês estão inseguros por algum motivo, procurem sempre ajuda médica, pois nada melhor que estar desencanados de qualquer problema para relaxar.


Fontes:
http://brasil.babycenter.com/a6700031/6-truques-para-engravidar-r%C3%A1pido#ixzz34WtGLtGU
http://revistacrescer.globo.com/Crescer/0,19125,EFC803587-2215,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário