Uma leitora do blog que ainda não está grávida mas faz parte do grupo de "tentantes" me perguntou se eu sabia algo sobre o convívio da grávida com os gatos, já que ela havia ouvido falar que grávida não pode ter gatos.
Fonte: http://www.radiopiratininga.com.br/petsecia/?paged=3
Bom, eu lembro que falei sobre isso com o meu GO e também li a respeito e é fato que há uma doença em alguns gatos, a toxoplasmose, que pode ser prejudicial para gestante, mas existem muitos poréns nessa história.
Muitos médicos pedem de forma rotineira o exame para toxoplasmose tanto nos exames pré-gravidez quanto nos exames pré-natal. Se o seu médico não pedir e você tem ou convive com gatos, peça para ele o pedido do exame.
Se você não tem gatos e não convive com eles, talvez seja importante você não ter um contato muito próximo. Meu GO me orientou na época da minha gravidez para evitar os bichanos, pois eu por não ter contato nenhum com certeza seria mais vulnerável e não teria como sabe se o gato de uma amiga tinha ou não a doença.
Se você tem gatos há algum tempo, fique tranquila, é bem provável que você já tenha contraído a doença em algum momento e desenvolveu imunidade a ela. Caso você seja imune, ótimo, você terá que ter alguns cuidados mas não será necessário se separar dos seus bichanos, mas se você não é imune, algumas precauções necessárias:
* Leve seus gatinhos no veterinário para ver se algum deles tem a infecção. Se algum deles tiver, deixe o bichinho nos cuidados de outra pessoa por pelo menos 6 semanas, o período que a doença é contagiosa. Se seus bichinhos não tem a doença você precisa protege-los, eles não podem comer carne crua, nem passear na rua, caçar ratos ou passarinhos ou conviver com outros gatos.
* A limpeza da caixinha de areia ou da casinha do gato deve ser feita por outra pessoa.
* Não mexa em terra em que os gatinhos possam ter depositado suas fezes e não deixe que seus filhos brinquem em areias que possam ter tido contato com esses detritos.
* Cuidado com a sua alimentação, higiene redobrada nas folhas, frutas e legumes, principalmente de horta doméstica. Não coma carne bovina crua ou mal passada e não beba leite não pasteurizado (outras formas de contagio da doença).
Fonte: Livro "O que esperar quando você está esperando"
Nenhum comentário:
Postar um comentário