segunda-feira, 30 de junho de 2014

1ª Consulta no Oftalmologista

Quando a Manu fez um ano, a pediatra dela pediu que eu a levasse ao oftalmologista para saber se estava tudo bem com sua visão. Eu confesso que achei bem estranho, como um bebê que não fala poderia passar em uma consulta desse tipo? Entretanto, como eu sei que não sei um monte de coisas, lá fomos nós desbravar mais uma novidade do encantador mundo dos bebês!

Primeiro de tudo, precisa ser um oftalmologista pediátrico, pois além de ser um especialista, a consulta exige certa habilidade e técnica de distração da criança.

Como foi a consulta:

1) Passamos em um primeiro bate papo com a médica. Ela me pediu para sentar no “cadeirão” com a Manu no colo e mostrou para ela um bichinho que acendia uma luz, na outra mão, usava um tipo de lupa, onde observava a reação dos olhos da Manu.

foto 2

2) A médica pediu para dilatar a vista da Manu com um colírio mais leve, ela disse que a reação durava no máximo uma hora. Foram três pingos em cada olho, de 10 em 10 minutos, ou seja, meia hora no processo de dilatação. A dificuldade é que a criança não pode chorar e toda hora que a moça chegava para pingar o colírio a Manu abria o berreiro. Para evitar o choro, eu buscava alguma coisa que a fizesse distrair bem rápido.

3) Voltamos para o consultório e a médica continuou com o bichinho lanterninha, só que agora ela usou também um aparelho com uma luz bem mais forte, com o objetivo de ver o fundo do olho da minha baby. A Manu ficou bem incomodada, levou um pouco de tempo para ela conseguir realizar o exame, mas deu certo.

foto 1

4) No caso da Manu o resultado do exame foi positivo, ela está com a visão normal. A médica me deu um atestado para que eu entregasse a pediatra indicando o resultado da consulta. Além disso, me explicou que seria interessante retornar quando ela estivesse com três ou quatro anos.

5) Na hora de sair a Manu ficou um pouco incomodada com a claridade, ficava com o olhinho fechado quando batia o sol, mas logo estava bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário