terça-feira, 9 de setembro de 2014

Colar de âmbar. Você já ouviu falar? Será que funciona?

Eu sou muito fã de medicina natural e alternativa, mas faço e sei muito menos sobre o assunto do que eu gostaria.Estava lendo uma revista quando vi uma matéria sobre o uso de colares de âmbar para ajudar as crianças a dormirem bem e eliminar as dores causadas pela erupção dos dentes.

O uso medicinal do âmbar é uma tradição na Europa e esta se popularizando recentemente. Não da para dizer que isso não é um pouco de moda né? Principalmente por que essa prática ganhou fama depois que a top model brasileira Gisele Bündchen publicou uma foto da sua filha, Vivian, usando o acessório:

colar ambarFonte: Instagram Gisele Bündchen.

O que é o âmbar?

É o fóssil de uma resina vegetal com mais de 50 milhões de anos encontrado principalmente nos Bálticos. Só têm as propriedades as pedras dessa região. Nele há uma substância chamada ácido succínico que é apontado por alguns estudos como um composto que fortalece o sistema imunológico, estimula o sistema nervoso e melhora a atividade metabólica. Ele seria um tipo de analgésico e anti-inflamatório natural. Mas será mesmo?

Especialista em saúde dizem que não há nem uma prova científica sobre a eficácia do uso do colar ou do contato com a pedra. Existem relatos de experiências pessoais, mas nenhuma prova propriamente dita.

Como funciona?

Quem usa ou defende o uso diz que o contato com o calor da pele aquece as pedras que liberam o ácido em quantidades bem pequenas no corpo da criança.

Tem algum risco?

Eu não achei nenhuma pesquisa que falasse de algum perigo em relação a substância liberada pela pedra. Porém, a Associação Brasileira de Odontopediatria se posiciona oficialmente contrária ao uso do colar durante a fase da dentição por conta do risco de asfixia.

Outras Ongs que trabalham com questões sobre segurança infantil, defendem que não é seguro nenhum tipo de colar em bebês, muito menos na hora do sono, quando os pais não conseguiram vigiar o tempo todo.

Uma alternativa seria usar como colar ou pulseira, mas ai tem o perigo da criança colocar na boca.

Como saber se o colar é de verdade ou falso?

· Coloque uma ou duas gotas de acetona ou álcool em umas duas contas do colar, se ficarem grudentas ou mudar a cor é falsa.

· Misture uma parte de sal com duas de água e coloque a peça, se boiar é verdadeira.

· O âmbar não é gelado como vidro, ele é mais morno.

Eu confesso que adoro essas terapias holísticas e que estou muito tentada a comprar esse colar quando a Manu for um pouco maior (agora ela tentaria arrancar, certeza).

Se você curtiu a ideia, pesquise um pouco mais sobre o tema e veja mais dicas de segurança para o uso da peça.

Fontes: Revista Crescer de Agosto de 2014.
http://gnt.globo.com/maes-e-filhos/materias/mitos-e-verdades-colar-de-ambar-melhora-a-denticao-do-bebe.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário