Eu brinco que eu sou a “louca da rotina”, adoro seguir regrinhas, deve ser algo que não resolvi na terapia com essa mania de querer controlar as coisas rs.
Mas a verdade é que com criança a rotina funciona muito bem, porém umas se adaptam mais cedo e outras levam mais tempo, com paciência todas entram no ritmo.
O sono é o momento mais difícil de controlar, muitas as crianças acordam mais à noite, tem dificuldades para dormir cedo, não cochilam duram o dia entre outros exemplos.
É muito comum que por conta do ritmo de vida, ao chegar tarde do trabalho, que os pais queiram brincar com os filhos para matar a saudade. Só que isso ocorre justamente na hora que os estímulos deviam ser diminuídos para a hora do sono, o que faz a criança dormir tarde.
Eu tenho uma regra, se a Manu bocejou ou ficou irritadinha eu presumo que é sono, retiro todos os brinquedos, abaixo o me tom de voz, acelero a rotina (banho, comida...) e dou o que ela quer, ou seja, descanso.
Você já ficou tão cansado que não conseguia dormir? Pois é, o mesmo acontece com as crianças, se elas passam a mensagem que estão com sono e nós não percebemos a chance deles irem do cansado para o hiperativo é gigante.
Algumas sugestões para melhorar a rotina:
· Estabeleça um horário da soneca e uma hora para a criança ir para cama. No sono noturno não é bom passar das 22h, se puder ser antes melhor. O ideal é não deixar assistir DVDs ou músicas agitadas, não fazer brincadeiras muito animadas e retirar todos os brinquedos com barulho ou luzes a noite. Já comece o processo do sono uns 30 ou 40 minutos antes. Guarde os brinquedos, coloque o pijama, escove os dentes, leia uma história...
· Evite o balanço como isca para o sono. Esse hábito é importante para acalmar o bebê em uma crise de choro ou algo assim, mas acostuma-lo a dormir com balancinho no colo, no carrinho, andando de carro ou sair caminhando com ele pela casa, pode ser um tiro no pé. Como faremos isso com uma criança de três anos?
· Tenha uma rotina. Siga os mesmos passos, exemplo: banho, jantar, historinha, música leve, leitinho e cama. Isso vale para os bebês e para os maiores, a rotina do sono é boa para todos.
· Crie suas próprias regras e as siga. Os bebês se sentem confortáveis com previsibilidade, mantenha sua rotina. Os maiores começam a querer criar seus próprios hábitos, mas não perca as rédeas. Sabe aquela história que você leva para a caminha e no meio da noite a criança acorda querendo ir para sua cama? Se não é o que você quer, não aceite essa atitude. Por mais cansativo e exaustivo que seja não desista.
· Passar do berço antes da hora. Não existe uma idade certa para a criança ir para a caminha, porém alguns especialistas dizem que as crianças estão prontas para ir por volta dos três anos. Mas se sua necessidade pede a mudança, faça e avalie o impacto, se seu filho tiver dificuldade de lidar com o sono, volte atrás e espere que ele esteja pronto.
· Não há regras para exceção. Bebê doente, enjoadinho ou qualquer coisa do tipo permite tudo, desde que não seja regra.
Fonte: http://brasil.babycenter.com/a3400221/os-seis-grandes-erros-da-hora-de-dormir#ixzz3Bb34Fm3x
Nenhum comentário:
Postar um comentário