Introduzir a alimentação além do leite materno no bebê é um assunto que nos deixa de cabelos em pé, não é? Eu ficava tensa só de pensar, com medo de a Alice não gostar da minha comida, se recusar a comer, medo de que fosse difícil pra caramba... No fim foi tudo bobagem, e a aceitação dela foi excelente!
Começamos a introdução alimentar na semana que ela fez 6 meses, oferecendo inicialmente o almoço, 1 colher de sopa da papinha. Fomos aumentando gradativamente e em um mês ela já comia cerca de 4 colheres de sopa. Depois de um mês comecei a oferecer a papinha também no jantar. Você ainda pode oferecer a mamadeira ou o peito novamente após o almoço, para que ela fique totalmente saciada. Muitas vezes a criança fica cansada de comer, e terminar a refeição com o tetê pode ser essencial.
Para preparar a papinha dos primeiros meses, segui as instruções dadas pela pediatra, que agora compartilho com vocês:
Ingredientes
A – Vegetais Laxantes: Cenoura, chuchu, abóbora, abobrinha, beterraba, nabo
B – Vegetais Obstipantes: Batata, batata-doce, mandioca, mandioquinha, cará, ervilha, grão de bico, inhame
C – Hortaliças: Espinafre, couve, couve-flor, brócolis, acelga, almeirão, agrião, repolho
Modo de preparar
Cozinhar um alimento de cada grupo em água filtrada com um pedaço de carne magra (coxão duro ou peito de frango). Retirar a carne após o cozimento, e passar os legumes na peneira para amassar. Variar os legumes a cada 3 dias, verificando a aceitação da criança.
Após essa primeira fase entramos na segunda fase das papinhas aqui em casa, aumentando a variedade de alimentos e introduzindo carnes e grãos. Após o almoço também oferecíamos uma fruta (banana-nanica, banana-maçã, mamão papaia, abacate ou maçã). Veja abaixo como preparar as papinhas da segunda fase.
Ingredientes para a papinha
A – 100g de carne de vaca, frango ou miúdos
B – Arroz, ervilha, lentilha, grão de bico, feijão
C – Batata, beterraba, cenoura, mandioquinha, abobrinha, abóbora, batata-doce, chuchu, mandioca, cará
D – Agrião, alface, almeirão, brócolis, espinafre, couve, escarola, repolho, vagem e couve-flor
E – Temperos: tomate, cebola, alho e salsinha
Modo de preparar
Levar ao fogo meio litro de água com a carne e um dos ingredientes de cada grupo (B, C e D) e os temperos. Cozinhar em fogo médio até estar tudo bem cozido. Amassar bem.
Conforme a criança for mostrando que tolera bem cada um dos alimentos usados, aumentar a variedade, até usar 2 de cada grupo em cada papinha.
Quando ela estiver comendo bem a papinha, acrescente gema de ovo cozida, começando por uma colher de chá, até chegar a uma gema inteira.
Aqui fica uma dica de como eu fazia: como eu trabalho fora e levava a Alice para a empresa comigo, tinha que fazer tudo de forma prática, então fazia várias papinhas e congelava. O modus-operandi era um pouco diferente do que a pediatra sugeriu, mas o resultado dava certo. Eu cozinhava a carne na pressão e depois de cozida eu colocava os legumes no caldo da carne para cozinharem também. Para desfiar a carne usava o processador, e depois misturava todos os alimentos dos grupos C, D, E e F já cozidos e batia tudo. Dizem que não é o ideal, mas funcionava para mim. Sempre fazia 3 ou 4 combinações diferentes, e congelava tudo, em potes de vidro esterilizados.
Lá pelos 10 meses, quando Alice já estava acostumada com os sabores e os dentinhos começavam a apontar, comecei a dar os alimentos mais em pedaços. Ela estranhou, achou difícil de comer, e por isso até hoje eu incluo um purezinho na marmita. Hoje a comida dela normalmente tem: 1 colher de arroz integral (ou macarrão de letrinhas) + 1 colher de grão (feijão, lentilha ou grão de bico) + 2 legumes picados e cozidos + 1 verdura picada e cozida + 1 purê (de abóbora, ou mandioquinha, ou batata, ou cenoura) + temperos + 1 fio de azeite + 1 pitada de sal.
Ah, lembrei de uma coisa engraçada! Quando ela começou a fase 2 das papinhas comentei com a pediatra que mesmo a gente higienizando a boquinha dela com a dedeira, percebia que ela tinha mal hálito. A pediatra me pediu então para diminuir a quantidade de alho nos temperos. Gente! A bebê tinha bafinho de alho! Imagina, rs!
Se tiverem alguma dúvida ou sugestão para o preparo das papinhas, vamos adorar saber. É só escrever nos comentários.
E para quem quiser o contato da nossa pediatra querida: Theresa Mathilde Sabato Romano - Praça Dr Sampaio Vidal, 265, Vila Formosa - 2781-7731
Nenhum comentário:
Postar um comentário