sábado, 12 de julho de 2014

Yoga na Gestação

Andressa (105)

Sabe aquela pessoa avessa a atividade física? Esse cara sou eu rs! Desde a escola, eu fugia das aulas de educação física. Já tentei fazer academia algumas vezes e sempre acabava fazendo filantropia para o dono da academia, pagando sem ir rs.

Na gravidez eu senti falta de ter mais resistência física, confesso que a o peso e as alterações no meu corpo me judiaram um pouco. Descobri, lendo sobre o assunto, que é muito mais fácil o parto normal para quem tem um abdômen mais reforçado e o meu, era uma gelatina.

Eu percebi que precisava fazer algo pelo meu corpo, por isso resolvi fazer algo que eu gostasse e que fosse possível para uma pessoa sedentária como eu.

Conversei com o meu obstetra e ele me sugeriu que fizesse algo como yoga, pilates ou hidroginástica. Entretanto, ele só me liberou a partir dos três meses, pois ele disse que para uma pessoa que não tinha a atividade física como hábito, não era indicado antes desse período.

Fiz Yoga e foi a melhor coisa do mundo! Os exercícios de alongamento e força me ajudavam a não perder minha independência física (poder abaixar e levantar sem ajuda por exemplo) e também a aliviar as dores da coluna e articulações que senti durante a gestação.

Existem muitos movimentos para fortalecer a musculatura interna da coxa e do períneo, que podem ajudar em um parto normal.

Além disso, yoga é um tipo de filosofia que trabalha a questão do equilíbrio do corpo e da mente. Na gestação eu estava muito ansiosa, estava em um emprego novo, mudando e reformando minha casa, além das preocupações com a gestação. Os exercícios de respiração e de meditação me ajudaram e ajudam até hoje.

É muito importante fazer a Yoga para Gestantes, com um profissional especializado, pois há exercícios que não podemos fazer, não é indicado forçar o abdômen ou se arriscar em determinadas posições.

Alguns benefícios da Yoga na gestação:

  • Aumento da ligação entre a mãe e o bebê
  • Fortalecimento do assoalho pélvico
  • Alívio das dores das costas e de articulações
  • Melhora da respiração e melhor oxigenação
  • Diminuição de inchaços
  • Mais autocontrole no que se refere as alterações de humor
  • Recuperação mais rápida no pós-parto
  • Alívio na prisão de ventre

Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/estudo-prova-que-yoga-alivia-dores-na-gestacao/
           http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI2806-10564,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário