Você está sonhando muito e umas coisas bem malucas durante a gestação? Não, você não está ficando doida, esses sonhos fazem parte do pacote da gravidez.
É tanta mudança hormonal (excesso de progesterona) e física que deu nisso, você anda tendo sonhos mais apimentados ou eróticos mesmo, com fantasmas e monstros, sobre coisas do passado e mais um monte de bizarrices e o pior, você lembra tudo quando acorda.
É claro que a ansiedade que envolve o fato de virar mãe também ajuda para dar aquela pressionada no nosso cérebro e dar aquela surtadinha no mundo dos sonhos né rs.
Eu li em algum lugar que nosso sono também fica alterado, mais leve e com mais interrupções para ir ao banheiro ou pelo incomodo da barriga, o que abre mais espaço para uma noite mais conturbada.
Extraí um trecho de uma matéria da Revista Claudia Bebê on line que fala sobre interpretação dos sonhos da gestante:
Segundo a psicóloga americana Patricia Garfield, referência mundial no estudo dos sonhos e autora do livro Women’s Bodies, Women’s Dreams (“Corpos femininos, sonhos femininos”, ainda não publicado no Brasil), existe até um padrão nas mensagens oníricas mais frequentes a cada fase da gravidez.
1° trimestre Evidenciam ansiedade em relação ao nascimento do filho e despertam a consciência para as mudanças corporais e a formação do líquido amniótico. Exemplos: sonhos com água, inundações, mar etc.
2° trimestre Revelam interesse pela ligação com o bebê, insegurança com a aparência e preocupação com o amor do parceiro. Exemplos: sonhos em que o parceiro se relaciona com outra mulher, o bebê é esquecido em algum lugar ou não há leite para alimentá-lo.
3° trimestre Giram em torno do desejo de saber mais sobre o bebê – se é menino ou menina, suas feições. “Os relatos falam de sonhos nos quais as crianças revelam suas preferências nesses assuntos”, diz Sâmara.
Semanas finais da gestação Trazem à tona medos em relação ao parto e ansiedade pela chegada da criança e pela responsabilidade de ser mãe. São comuns sonhos com roubos, assaltos e situações incontroláveis.
Gente, sonhar é muito saldável, mesmo os sonhos mais bizarros são importantes para aliviar nosso estresse e ajudar nessa fase cheia de ansiedade. Aproveite para dar risada e curtir essa fase mais maluquinha da nossa vida.
Fonte: http://bebe.abril.com.br/materia/sonhos-na-gravidez
http://brasil.babycenter.com/a1500785/sonhos-esquisitos
Nenhum comentário:
Postar um comentário