terça-feira, 22 de julho de 2014

Cuidando do umbigo do recém nascido

Gente eu conseguia imaginar um pouco como funcionavam as coisas com um bebê, mas os cuidados com o umbigo eram um mistério. Para falar a verdade, eu tinha certa aflição de pensar que teria que cuidar daquele negócio meio esquisito que ficaria ali na barrida da minha bebê.

Umbigo da Manu, um dias depois do coto cair:IMG_1937

Fonte: Acervo Pessoal. 

Mas foi muito mais tranquilo do que eu imaginei. Você precisa ter em mente:

· O bebê não sente dor quando você mexe naquele negocinho pendurado na barriga dele.

· Quanto mais você limpa, mais cedo irá cair o umbigo.

· O umbigo precisa de muita higiene, pois pode causar infecções perigosas.

· Alguém vai ter que fazer e esse alguém é você, então é melhor não ficar aflita.

Com esses pontos em mente, vamos para prática. Como limpar e cuidar?

· O coto umbilical precisa ser mantido seco e limpo.

· Lave sempre suas mãos antes de cuidar do umbigo do seu bebê.

· Limpe o umbigo com álcool 70% e cotonetes a cada troca de fralda. Você deverá embeber o cotonete no álcool e limpar bem em volta do umbigo, mas não do lado de fora, bem na parte interna, tipo um melequinha de tom amarelado. Você vai mexendo o umbiguinho e conseguirá acessar essa voltinha que precisa ser limpa.

· Depois que o umbigo estiver seco e limpo, você pode cobrir com a própria fralda.

· Se a fralda do seu bebê vazar cocô ou xixi, lave o umbiguinho com água e o sabonete de bebê que está utilizando para os banhos e faça ainda a limpeza com álcool.

· Pode ser que saia um pouquinho se secreção amarelada ou de sangue na fralda ou na roupinha (é pouquinho), não se assuste.

· Depois que o coto caiu, se o umbigo ficar saltado, pode ser uma hérnia umbilical, comum em algumas crianças. Os pediatras costumam acompanhar a hérnia, mas não tratar, por que elas acabam voltando ao normal. Caso seja necessária alguma intervenção, o médico normalmente faz após o primeiro ano do bebê.

Você deve se preocupar:

· Sempre que se preocupar rs. Bateu qualquer dúvida, estranhou alguma coisa, fala com o médico do seu bebê.

· Se seu bebê tiver febre e ficar molinho, sem apetite.

· O umbigo ou seu entorno estiverem inchados e vermelhos ou com cheiro estranho.

Com o passar dos dias e do seu cuidado, o umbiguinho vai secando e pronto, um dia em uma troca de fralda ou em uma limpeza ele cai.

Quando tempo o umbigo demora a cair? De 10 a 21 dias depois que o bebê nasce. Fica só uma feridinha que cicatriza em 10 dias no máximo. Você deve ir cuidando dessa ferida do mesmo jeito que fazia com o umbigo, até que ela cicatrize bonitinha. Se o coto umbilical demorar mais do que isso para cair, não quer dizer que exista um problema, mas vale falar com seu pediatra.

Uma amiga me contou que o umbigo do bebê continuou com pequenos sangramentos depois que o coto caiu, ela levou seu filho no pediatra e o médico cauterizou a feridinha.

Gente!!! Muito importante!!! Nunca, mas nunca mesmo coloquem faixas ou moedas, ou qualquer coisa do gênero no umbigo do bebê para evitar que ele fique saltado, é um perigo, podem causar infecções sérias. Se alguém te disser que fez isso e não teve problemas, acredite, essa pessoa teve foi é sorte.

Fonte: http://brasil.babycenter.com/a1500190/como-cuidar-do-umbigo-do-beb%C3%AA#ixzz37Z8qAzyd

Nenhum comentário:

Postar um comentário