segunda-feira, 28 de julho de 2014

Bebê com icterícia - o que é isso?

No sábado, segundo dia no hospital, o pediatra passou em nosso quarto e disse que Alice foi diagnosticada com uma icterícia precoce, e deveria ficar o tempo todo tomando banho de luz. Ela foi então levada pelas enfermeiras e voltou com uma máscara protegendo os olhinhos. Também acoplaram ao bercinho dela um aparelho com luzes azuis, usado para dar o tal banho nela, e ela deveria ficar lá direto.

IMG_2868

Quando a vi com aquela máscara, meu coração ficou apertadinho. Uma sensação de que estava incomodando, tadinha. quando a colocamos lá, foi ainda pior, porque ela chorou muito. É claro que não estava doendo, mas ela não parava de chorar, então a peguei para dar mamá. Ela ficou quase três horas mamando (ou fazendo manha, o que é mais provável).

Então eu levei uma bronca da enfermeira, que disse que se eu não a deixasse no berço, ela teria que tomar um complemento alimentar, para não sentir fome e ficar quietinha lá. Fiquei com tanto receio que a tirassem do meu peito que obedeci. E ela deve ter sentido meu medo, porque ficou quietinha lá também.

IMG_2871

A única parte boa é que ela passou a noite toda no quarto comigo. Só a levaram uns minutinhos para trocar a fralda, e depois só no dia seguinte. Na visita do pediatra no domingo pela manhã nossa pequena já teve alta, e pudemos vir todos para casa.

Segundo o Baby Center, mais de 50 % dos bebês saudáveis e absolutamente normais fica com a pele amarelada nos primeiros dias depois de nascer. Como o pico da icterícia costuma acontecer entre o segundo e o terceiro dia, a condição normalmente é diagnosticada e tratada na própria maternidade.

Ainda de acordo com o Baby Center, a icterícia aparece no bebê saudável quando o sangue fica com excesso de uma substância chamada bilirrubina, que é produzida durante o processamento pelo organismo dos glóbulos vermelhos de que ele não vai precisar mais. Os recém-nascidos tendem a ter níveis de bilirrubina mais elevados porque possuem hemácias extras no corpo, e seu fígado ainda não consegue metabolizar o excesso de bilirrubina.
http://brasil.babycenter.com/a1500157/icter%C3%ADcia#ixzz388cBBp6f

Por isso, futuras mamães que passam por aqui, não precisam ficar em pânico (como eu praticamente fiquei). A icterícia é super comum, e o banho de luz já ajuda muito. Nessa semana mesmo já a levamos ao pediatra e ele indicou apenas fazermos um banho de sol na pequena todos os dias, pela manhã ou a tarde. Vê-la no bercinho com a luz azul e oclinhos e de cortar o coração, eu sei. Mas como o marido fez questão de me lembrar a cada minuto: era para o bem dela.

 

 

2 comentários:

  1. Nossa Thi, muito legal seu depoimento. A Manu não teve, mas como pretendo ter outros filhos, é muito importante saber dessas coisas.

    ResponderExcluir
  2. Foi de partir o coração Dre, mas no fim deu tudo certo. ;)

    ResponderExcluir