quinta-feira, 31 de julho de 2014

1º aninho chegando, e agora? Dicas para organizar a festa

Essa semana já demos algumas dicas de como organizar o chá de bebê. Agora, seguindo o passo-a-passo que usei para organizar a festa de 1 ano da Alice, vou deixar algumas dicas para vocês.

Primeiro de tudo: faça uma festa que caiba no seu bolso. A criança não precisa de buffet, de mil docinhos, de atrações espetaculares e lembrancinhas caríssimas. A criança precisa de amor. Se você quer e pode gastar os tubos com a festa de aniversário, sem problemas. Mas se não quer ou não pode, fique tranquila. A criança precisa ser lembrada, precisa de amor. Com certeza um bolo feito com carinho e a presença dos avós farão do dia do aniversário dela mais do que especial.

Dito isso, vamos às dicas:
- Planeje - o primeiro passo para a festa dar certo é se planejar. Nada de chamar umas pessoas, comprar uns salgadinhos e ver no que dá. Já que você resolveu fazer festa, vamos organizar para não faltar comida e bebida para ninguém, e para não sobrar comida e bebida para os próximos 5 anos.

- Liste os convidados - faça uma lista de convidados, separe quem bebe de quem não bebe caso vá servir bebidas alcoólicas. Faça uma lista separada de crianças se vai servir algum petisco especial para elas e se terá lembrancinha no final. Assim fica mais fácil saber a quantidade de tudo na hora das compras.

- Defina o local - escolha um espaço que caibam todos os seus convidados. Aqui no meu prédio, por exemplo, o salão é para 35 a 40 pessoas, mas no aniversário da Alice tivemos mais de 90 convidados. Optei por colocar tendas na área externa, e alugar mesas e cadeiras. Assim todo mundo pode sentar, ficar a vontade e curtir a festa sem ficar se esbarrando.

- Defina o horário - lembre-se que as crianças tiram uma sonequinha no meio da tarde, por isso é sempre bom começar a festa após a sonequinha do seu filho, para ele aguentar o tranco. Nada mais chato para a criança e para você do que um bebê caindo de sono (ou dormindo, juro que já vi!) na hora do parabéns.

- Defina o cardápio - para o aniversário de 1 ano da Alice servimos crepes franceses. Achei o custo x benefício super bom, e assim pude ficar tranquila durante toda a festa, sem me preocupar se estava todo mundo comendo, de alguma coisa tava acabando (o que talvez acontecesse se fossem salgadinhos por minha conta). Para o de 2 anos já fechei com um buffet de pizza cone, pois achei um pouco incômodo todos terem que apoiar os pratos para comer os crepes. Não foi prático. Para esse ano escolhi algo sem pratos, para ficar mais informal e podermos aproveitar melhor o espaço sem tantas mesas.

- Escolha um tema - o da Alice foi Jardim Encantado, mas tenho visto cada dia mais temas que me encantam, como usar a primeira letra do nome da criança (B de Bruna, bombom e balão) ou uma decoração mais básica brincando com cores. Não se esqueça que o tema tem que combinar com a criança. Nada de fazer uma festa de Dinossauros se o seu filho tem pavor do bicho.

- Pense com antecedência na decoração - eu costumo fazer até uma planta baixa da mesa, desenhando onde vai o que, para não ficar perdida no dia. É importante ir adiantando as compras de toalhas, papéis, papelaria personalizada, encomendar os doces que ficarão na mesa, produzir ou comprar as lembrancinhas.

- Adiante-se - tudo o que você puder fazer com antecedência, faça. Para vocês terem um exemplo o aniversário da Alice é só em dezembro, mas já contratei o buffet de pizza para ir pagando durante o ano e não pesar tudo no final, já comprei a lembrancinha, já defini o tema e ontem mesmo combinei com a minha mãe de começarmos a fazer as toalhas da mesa.

- Congele os docinhos - caso você não vá comprar os docinhos prontos e vá fazer os seus (eu adoro fazer e inventar sabores novos!) faça isso com antecedência também. Nada de se desesperar para enrolar 500 docinhos na véspera. Enrole todos antes, coloque nas forminhas, feche em vasilhas plásticas ou de vidro e congele. Dura até 3 meses assim.

- Compre a bebida e coloque para gelar um dia antes - o buffet que contratei traz os refrigerantes, mas suco, água e cerveja são por minha conta. A conta por aqui é de 5 latas de cerveja para cada pessoa que bebem, meio litro de água por pessoa e 1 caixinha de 1 litro de suco para cada 5 pessoas. Sempre sobra cerveja.

- Calcule o bolo com moderação - no ano passado eu jaquei na hora de encomendar o bolo. Fui pelas contas das boleiras que falam em 100g por pessoa. Encomendei um bolo de 8 quilos (5 no decorativo e mais 3 de backup). Só que o buffet de crepes servia crepe doce com sorvete. E você acha que o pessoal preferiu comer crepe de Nutella com morangos e sorvete ou bolo de festa? Sobrou mais de 5 quilos de bolo, e no final da festa estava eu distribuindo pra tiazada toda. Esse ano vou comprar apenas 4 quilos, porque quero que sobre um pouquinho para eu comer no dia seguinte, risos.

- Não perca a hora do parabéns - quando a gente faz festa em casa tá sempre tão bom que vamos deixando o parabéns para daqui a pouquinho, né?! Mas não se esqueça que seu bebê pode se cansar e querer dormir, assim como os outros bebês da festa. O ideal é cantar parabéns entre 3 e 3 horas e meia depois do início da festa. Os amigos mais íntimos sempre acabam ficando mesmo depois, e você pode relaxar mais com as obrigações de anfitriã.

- Coloque fraldas no banheiro - festa de criança costuma ter muita criança. Não se esqueça de reservar um espaço para a troca de fraldas e deixar lenços e fraldas disponíveis para facilitar a vida das mamães.

- Planeje uma atividade para as crianças - no ano passado eu ía alugar uma cama elástica, mas como a previsão era de chuva, acabei cancelando. Por azar, o parquinho do prédio estava interditado no dia da festa. Por sorte eu tinha pensado em algo bacana: jogos americanos para colorir e muitos giz de cera foram distribuídos em todas as mesas, e as crianças amaram pintar. Elas também se divertiram soltando no ar os balões de gás hélio que iam embora. Bolhas de sabão também são sempre uma ótima pedida. Para esse ano já pedi para o marido ensaiar algumas músicas infantis para tocar no violão, seguindo a sugestão da Andressa dias atrás.

- Divirta-se: festa boa é festa que todo mundo se diverte, não é? Então não se esqueça de se divertir. Hoje é o dia de vocês comemorarem o ano difícil que passou, os aprendizados, os erros e acertos, as noites mal dormidas, o conhecimento, e a alegria de ver o bebê de vocês crescendo. Aproveite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário