É muito como que mesmo na gravidez os animais de estimação já começam a demonstrar certa mudança de comportamento por causa do “intruso”.
Antes, o bichinho era o centro das atenções e ele começa a perceber a mudança no comportamento de seus donos, que passam a dividir o tempo que era só dele com os preparativos para chegada do bebê.
Além disso, conforme passam os meses, as grávidas normalmente ficam menos ativas e brincam menos com os seus animais, por isso é importante prepará-los para chegada do bebê.
CÃES
Fonte: http://patakipatakola.com.br/blog/2012/05/31/como-preparar-o-cao-para-a-chegada-do-bebe/
Os especialistas que li, indicam que você converse com seu cachorro para a recepção do neném e, antes de voltar para casa da maternidade, o papai pode levar uma fralda ou paninho que esteve em contato com o bebê para o animal cheirar. Assim, ele se familiariza com o odor de seu novo amiguinho.
Como os cães são donos do território, apresente o bebê para ele antes de entrar na casa, na porta ou no quintal. O ideal é que o bebê entre no colo de outra pessoa e que a nova mamãe chegue fazendo festa com o animal que deve estar morto de saudades. Assim ele se sente amado e fica mais receptivo.
Tente não mudar muito a rotina do cachorro, ele precisa entender que o novo morador de sua casa não veio roubar o seu território. Tente prever as mudanças que precisaram ser feitas e as faça já no começo da gravidez, assim quando o bebê nascer o seu bichinho já estará acostumado à nova rotina.
Mesmo com todos esses preparativos não é legal deixar o bebê sozinho com o animal, essas são preparações, mas não garantem que o cão não terá uma reação mais negativa. Converse com seu pediatra e com o veterinário sempre que tiver dúvidas.
GATOS
Fonte: http://www.fotosdeanimais.org/gatos/fotos-de-bebes-com-gatos/
O gatinho como o cachorro não deve associar a chegada do bebê com a perda do seu espaço. Ele deve estar acostumado com a rotina nova já na gravidez. Por exemplo, como você irá afastá-lo do quarto do bebê, já faça isso na gestação.
Se você vive com seu gatinho no colo, esse hábito irá mudar por que agora seu colo será do bebê. Já comece a acostumá-lo a descansar em outros locais, assim não haverá estresse.
Como foi sugerido para o cachorro, alguém deve ficar encarregado de levar paninhos com o cheiro do bebê, só que no caso do gato, é legal colocar os panos em locais comuns a ele, como embaixo da vasilha de comida e na caminha.
O bebê é uma fonte de calor e os gatinhos adoram se encostar-se a lugares quentinhos. Só que o pulmão do bebê recém nascido ainda é muito sensível e o pelo do gato muito fininho, podendo causar reações alérgicas e até asma. É preciso deixar o bichano longe do bebê nesse comecinho.
Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/108/e-possivel-preparar-seu-animal-para-a-chegada-do-bebe-255313-1.asp/
http://www.webanimal.com.br/cao/index2.asp?menu=cao_e_bebe.htm
http://guiadobebe.uol.com.br/como-preparar-o-gato-para-a-chegada-do-bebe/
Nenhum comentário:
Postar um comentário