quinta-feira, 29 de maio de 2014

O exame deu Strepcoccus Positivo! E agora? Posso ter parto normal?

Meninas eu posso falar desse tema com propriedade por que o meu resultado foi positivo. Na hora eu dei uma leve surtada e fui consulta o Dr. Google né? Mas não adianta, só conversando com o seu obstetra é que você poderá ter informações mais claras.


Fonte: http://www.nahoradoparto.com/2012/03/streptococcus-b-gbs.html

Em primeiríssimo lugar, não se assuste amiga! Cerca de 20% das mulheres tem essa bactéria, então seu médico esta careca de saber o que fazer hehehe.

Em muitos países do mundo a Cultura para Streptococcus é um exame de rotina feito por precaução no final da gravidez (só feito depois das 35 semanas por que mesmo tratada essa bactéria pode voltar depois de algum tempo). Entretanto, no Brasil ele ainda é recente, por isso, muitos médicos inclusive do SUS não pedem. Converse com o seu obstetra e verifique a possibilidade de realizar o exame.

O resultado positivo indica que você possui a bactéria estreptococo b na região da vagina, por isso a preocupação é com o parto, pois não há risco para você nem para o bebê, enquanto ele está dentro da sua barriga.


Como é feito o exame?
O exame é bem simples, é como um papa Nicolau. O médico usa tipo um cotonete e colhe uma amostra da vagina e do ânus e é só esperar o resultado.

Como é tratado?
Bom, o momento da decisão é na hora do parto, para evitar a infecção no bebê, a gestante toma pela veia um antibiótico que diminui muito as chances de qualquer infecção por conta da bactéria.

Meu médico disse que o ideal é fazer pelo menos com 4 horas de antecedência, por isso se seu parto for cesárea o médico já agenda prevendo o tempo do antibiótico, se for normal, você deve ir direto para maternidade assim que sentir os primeiros sintomas para tomar o antibiótico.

Ah importantíssimo! O antibiótico administrado é a base de penicilina e a ampicilina, se você for alérgico avise seu obstetra.

Assunto polêmico – posso ter parto normal?

Olha pessoal meu sonho era ter parto normal, meu médico nunca dizia que não, mas dizia que só dava para saber perto da data do parto. Aquilo me parecia razoável, por que precisava ver dilatação e tudo mais.

Quando o meu resultado deu positivo para Strepcoccus B o meu médico me “tacou o terror” dizendo que ele jamais se arriscaria a fazer um parto normal com tamanho risco como esse. Que não havia como, teria que ser cesárea, inclusive me disse que eu não poderia entrar em trabalho de parto de forma alguma, por isso a Manu nasceu de 38 semanas.

Eu procurei muito na internet e vi muitos casos de grávidas que tiveram parto normal mesmo sendo streptos b positivo, mas como é que a gente faz para mudar de médico aos 45 do segundo tempo?

Uma amiga minha, foi um desses casos, o parto dela foi normal e ela tem a bactéria! Tratou conforme o padrão tomou o antibiótico e sua filhota esta ai, linda e forte. Não foi um caso de sorte, foi um caso correto, sem riscos, por que quando há o tratamento não há risco.

Eu fiquei muito brava! Por que como muitas grávidas cai no conto do vigário dos médicos que não querem fazer o bom e velho parto normal.

Mas enfim, eu não sou médica né? Tudo o que eu falo é baseado em minha experiência e de minhas amigas. Sempre converse com mais de um médico se você tiver dúvida!

Fontes:


http://brasil.babycenter.com/a5700019/exame-para-estreptococo-na-gravidez#ixzz338CSngt3
http://delas.ig.com.br/filhos/2012-04-25/verdades-e-mentiras-sobre-parto-normal.html

Um comentário:

  1. Ai Dre, fiquei passada quando soube que o médico te disse isso. Você lembra como fiquei chocada, né?! Mas é vivendo e aprendendo! Agora a gente já sabe e pode alertar mais um monte de gente!
    ;)

    ResponderExcluir